terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Escola Referência Fonte de Luz, no Pacajá, encerra ano letivo com formatura de estudantes

A saída do porto de Portel pode ser marcada por várias emoções e algumas músicas que aprofundam sentimentos e os donos das embarcações sabem muito bem disso. Aos poucos, o som do melody vai ficando para trás, sendo substituído pelo ensurdecedor barulho da máquina. Mas esse barulho deixa de ser incômodo quando a gente conversa com gente simples, o proprietário da pequena embarcação que nos leva à grande festa de formatura dos alunos da Escola Referência Fonte de Luz, no Pacajá. Conhecido como "Pai de Família, ele conta a história do homem que pegou tanta picada de cobra peçonhenta que já está imune aos venenos de serpentes diversas como jararaca, jararacão, surucurana e a famigerada comboia. Pai de Família fala de seu Waldir Pereira, de 76 anos.

A viagem é de tranquilidade, com vistas maravilhosas da natureza bem preservada, de um respeito do povo da região para com o mato, os bichos e o estuário. É com o esplendor da natureza portelense que chegamos, depois de duas horas de viagem na companhia do Coordenador de Educação do Campo, Jones, que aportamos na bela localidade Fonte de Luz, com sua água cristalina e verde bem cuidado. Logo, seu Pai de Família se distancia, sem antes de pedir uma visita, não a trabalho, mas de puro lazer, junto com sua família e amigos da região. O barquinho perde de vista no espaçoso rio e ficamos no lindo local. A água está convidativa, e a vontade de tomar um banho na deliciosas água gelada é enorme. Jones vai em busca de um agasalho na humilde casa do vigia e a beleza da construção não deixa se passar despercebida, junto da qual a antiga escola, hoje serve de abrigo para o professor Zeca Pantoja, figura muito conhecida nos bingos da Paróquia Nossa Senhora da Luz. É de uma tranquilidade divina, com a brisa sempre a soprar, causando uma sensação de bem estar. A natureza é tão bem agraciada que é possível ouvir o canto dos pássaros.

Crianças são sempre crianças e encontro duas delas a brincar nos brinquedinhos da escola, mostrando que é possível ser feliz em qualquer parte desta terra que Deus nos deixou. São filhos do vigia Leno, que nos recebeu tão bem, a ponto de nos presentear com momentos inesquecíveis de músicas ao vivo,ao som de um violão. Poderíamos ficar mais tempo ali, a ouvir histórias e cantos. Porém, a noite já caía e o barco que nos conduziria à festa da educação já estava roncando seus motores e era hora de partirmos para mais uma grande aventura.

No salão, lindo por sinal, as famílias já começavam a se arrumar junto às mesas. Gerações inteiras, desde os patriarcas da comunidade até os casais mais jovens e seus bebês, todos ansiosos pelo grande momento: a vitória de seus parentes por conquistar mais um degrau na educação escolar.

O salão estava bem decorado por uma equipe de jovens profissionais do ramo da ornamentação, enviados pela Prefeitura Municipal de Portel, através da primeira Dama Mylla Ferreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário