quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Portel: Repescagem para curso de Pedagogia na UEPA via PARFOR

Continua em andamento a "repescagem" para preenchimento de vagas nos cursos de Pedagogia ofertado pela UEPA para aqueles professores que ainda não tenham formação nos anos iniciais do fundamental, do PARFOR.

A DIVULGAÇÃO DAS VAGAS

O processo seletivo de Pedagogia da UEPA via PARFOR no Estado do Pará, em especial para a região do Marajó, se deu a partir do dia 16 de agosto, quando o CEFOR (Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Educação do Estado do Pará), órgão vinculado à SEDUC, divulgou a lista de todos os aprovados. A partir daí, este órgão encaminhou as turmas para as instituições de ensino superior cadastradas.

Sendo uma das instituições de ensino, a UEPA, a partir do dia 16, divulgou a lista dos aprovados para duas turmas de Pedagogia estariam vinculados às turmas a funcionarem no município de São Sebastião da Boa Vista.

PRAZO PARA MATRÍCULA

O prazo de matrícula estabelecido nessas turmas foi fixado em edital para o dia 23 e 24 de agosto. Ocorre que muitos professores, tanto do município de Portel quanto de Melgaço acabaram desistindo, por conta das despesas com deslocamento, a priori, no município de SSBV. A SEMED, via Coordenação Parfor/Portel, fez a matrícula através de documento de procuração, tudo para evitar que os professores perdessem as vagas e não deixassem de dar aula, além de prevenir gastos com alimentação, estadia e transporte.

OPORTUNIDADE DE CURSAR EM PORTEL

No sentido de garantir condições de frequentar o curso, nesse período de convocação para matrícula, a Secretaria de Educação, através de seu secretário Rosivaldo Paranhos e do coordenador local do PARFOR em Portel Ronaldo Alves, iniciou forte articulação no dia 17 de agosto a transferência do local de aplicação do curso para Portel. O propósito, nesse caso, era facilitar a vida dos professores, tanto de Portel quanto de Melgaço. Desta forma, foi feito documento encaminhado tanto à UEPA quanto para a CAPES. No dia 22 de agosto, a UEPA informou à SEMED que a CAPES acatou a solicitação feita pelo Secretário Rosivaldo Paranhos e acabou desvinculando a turma para acontecer no município de Portel. Ocorre que, nessa mesma data, muitos professores que tinham sido aprovados acabaram viajando de volta aos seus locais de trabalho no setor rural.

A repescagem está acontecendo na Secretaria de Educação de Portel, sendo que dois professores de Portel já conseguiram vagas após a desistência de cinco candidatos anteriormente aprovados. A matrícula, pois, será efetivada nos dias 13 e 14 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário