quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Portel: Inaugurada Cozinha Industrial do PEAX do Acutipereira

No último sábado, 22, estive na comunidade Santo Ezequiel Moreno, local onde a comunidade esteve reunida com financiador, técnicos e representante da Caixa Econômica, cujo propósito era a inauguração de uma Cozinha Industrial das Mulheres Marajoaras, que favorecerá a alimentação da comunidade escolar do PEAX do Acutipereira. O evento também contou com a presença de alunos da Escola da Comunidade São Tomé, localidade Tauçú, levados pela diretora Odinéia Corrêa, além de agricultores da comunidade Menino Deus, comunidade do afluente Mocajatuba.

Conversei com a moradora Ana Maria Ramos de Melo, pelo motivo de ela ser uma das atrizes principais da formação em cuidados alimentícios. Ela dá mais detalhes acerca de sua participação nos cursos que favorecem o Programa Nacional de Alimentação:

"Isso melhorou muito nossa vida dos moradores aqui da comunidade, porque agora somos treze pessoas cadastradas no PNAE. Então, todas as treze pessoas entregam agora os produtos beneficiados em forma de pães, doces, o açaí que ainda vem em natura, o peixe, né, ainda dá tem, mas coisas enlatados, isso vinha antes, mas não vem mais."

Ana Ramos acredita que a vinda da Cozinha Industrial vai melhorar ainda mais a vida da comunidade, das crianças da comunidade escolar, porque os produtos são de qualidade, produzidos pela agricultura familiar. Entre os alimentos favoritos está o peixe com açaí.

Ana afirma que houve formação para quarenta mulheres, pela empresa Chibé através do I.E.B e a Caixa Federal, um ganho muito importante "porque nunca sabemos tudo", complementa a moradora.

O coordenador pedagógico da escola referência Fonte de Luz do rio Pacajá, Roberto de Deus, falou sobre a importância de propagar os ensinamentos dessa comunidade, pois já se trabalha com uma porcentagem maior da agricultura familiar. "Então, a gente percebe que aqui na comunidade Santo Ezequiel Moreno já se trabalha com uma porcentagem maior da agricultura local"

Para a diretora da Escola Referência Ezídio Maciel, do rio Acutipereira, a merenda regionalizada já alcança 95% só da agricultura familiar na escola Ezequiel Moreno, afirmando que a escola Deus Está Comigo, assim como a escola São Miguel estavam presentes ao evento e já são beneficiárias de produtos advindos da agricultura familiar. "A importância desse processo, hoje, na qualidade da educação é muito significativa, visto que uma criança bem alimentada, ela vai ter um desenvolvimento muito melhor pra que possa de fato atender às suas necessidades fisiológicas e necessárias pra o desenvolvimento saudável, social, econômico, cultural. E tudo isso é proporcionado, graças a Deus, a partir de uma alimentação saudável", afirmou a professora. 

Acesse esta postagem em áudio, clicando na imagem:
https://soundcloud.com/user-223327432-370684916/inauguracao-da-cozinha-industrial-do-peax-do-acutipereira-portel-pa
Também estamos no Facebook, click na imagem para acessar:
https://www.facebook.com/semed.deportel

Nenhum comentário:

Postar um comentário