sábado, 15 de setembro de 2018

2ª fase dos Jogos Estudantis da E.R.M.E.I.F. Santa Luzia

Nesta sexta, 14, a Escola Referência Santa Luzia, localizada na entrada do rio Anapu, fechou com grande estilo a segunda fase da 11ª edição dos Jogos Estudantis.

Equipe do CRAS e representante da SEMED, sendo
recepcionada pela Gestora Sueli seu secretário escolar
O evento contou com a presença do prefeito Manoel de Oliveira dos Santos, a Primeira Dama, o vereador Enos Perdigão, órgãos como SETRAS, CRAS, Conselho Tutelar, além das comunidades escolares vizinhas. 

Jogadoras da EMEF Menino Deus
Nessa segunda fase, foram realizados jogos de futebol masculino e feminino, assim como vôlei masculino e feminino.

O papel do Conselho Tutelar foi apresentar uma palestra sobre o Trabalho Infantil, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

O homem do banjo
Um povo amável, composto de 12 famílias, acompanhou todas as atividades com admiração e respeito. Nas conversas com as famílias, encontrei um grupo que mandou umas músicas acompanhadas ao som de um banjo. Foram momentos impagáveis, no contato direto com gente simples e humilde, que possui uma alegria natural e contagiante.

Alimentação de qualidade
Jaqueline e Elizana

Elizana, fornece alimentação de sua produção da Agricultura Familiar desde o ano passado. Sua produção anteriormente era entregue na SEMED, para serem distribuídas nas escolas da cidade. Após a construção da Escola Referência, passou a trabalhar como servente. Confessa que não tinha muita experiência, até porque os produtos que sempre forneceu para a Secretaria de Educação eram em natura e, na escola da Santa Luzia, os produtos tem que ser prontos. 

Bolo preparado por Elizana (Preta)
Apesar dessa falta de experiência, seu trabalho foi elogiado pelos alunos, professores e direção escolar. Entre os alimentos que Elizana produz estão o bolo de macaxeira, mingau de milho, mingau de arroz, mingau da farinha da tapioca, suco de cupu, acerola, tapioquinha, hortaliças. Elizana diz que "é uma satisfação muito grande a gente poder trabalhar na escola, colocar na escola merenda de qualidade pra essas crianças; que são produtos naturais". 

Conversei com a aluna Sabrina Stephane, proveniente da escola Menino Deus. De acordo com Sabrina, sua comunidade, que leva o mesmo nome da escola, fica distante cerca de uma hora e meia de viagem. Ela estava na comunidade Santa Luzia com a finalidade de participar dos Jogos Estudantis, nas modalidades futebol e vôlei. A mesma  acredita que a merenda melhorou muito em relação ao passado, pois os alimentos fornecidos eram enlatados, citando entre os produtos que considera saudáveis a sopa de feijão e o suco natural.

A reportagem também procurou saber sobre a opinião dos estudantes. Para a aluna Jaqueline, estudante na Escola Referência Santa Luzia há dois anos, professa grandes elogios aos professores que compõe a equipe da Diretora Sueli Guedes. 

Confira mais fotos do evento






Nenhum comentário:

Postar um comentário