sexta-feira, 23 de novembro de 2018

III Feira de Ciências do Acutipereira iniciou nesta quinta 22

Iniciou ontem (22) a III Feira de Ciências do Acutipereira, com muitas atrações e público recorde. Os cursos mais procurados no início do evento foram da confecção de brinquedos de miriti, ofertados pela MIRITONG, de Abaetetuba. Em segundo lugar veio o curso de energia solar e empreendedorismo. Já em terceiro lugar estava o de manejo de açaí. O maior número de participantes foi levado pela Gestora Escolar Odinéia Ferreira, com cerca de 207 pessoas, entre elas alunos, professores e produtores rurais. Estes últimos interessados em participar de diversos cursos e oficinas relacionados à cadeia produtiva de alimentos da região.

Os caminhos que dão acesso à vila Ezequiel Moreno, localizada à margem direita do rio Acutipereira, são apenas dois: rio e estrada. A estrada leva até as comunidades mais próximas, necessitando portanto de uma pequena embarcação para chegar à vila. Optei em fazer a viagem de moto pela vicinal que liga a cidade à região do Acutipereira, por entender que assim eu teria mais autonomia, caso necessitasse de um retorno antes do fim do dia, mesmo sabendo que uma embarcação sairia da área portuária do município.

Ao chegar na localidade Campinas, comunidade São Beneditos, encontrei diversas pessoas que aguardavam transporte para a comunidade Santa Cruz, uma viagem que dura em média 15 minutos. Havia uma voadeira e uma embarcação coberta com palha. Optei por esta última, em que fiquei sentado em um banco feito de uma tábua, dividindo com outra pessoa, assim fazendo os demais em cada uma das cinco tábuas. Assim seguimos até as proximidades da vila, cujo motorista-comandante manobrava o leme com habilidade entre os barrancos que se amontoam na entrada do vilarejo, daí o apelido dado ao local de "inferno".

Ao chegar, fui logo iniciando visitas aos estandes, com uma diversidade de produtos, desde estande de maquetes representativas do projeto de arborização, a insetos da Amazônia, bijuterias e outros produtos. Foi nessa visitação às mesas que encontrei o Secretário de Educação Rosivaldo Paranhos, que estava a prestigiar o acontecimento cultural, econômico e educacional. Falei com o secretário, o qual revelou seu entusiasmo em ver o potencial da feira



Nenhum comentário:

Postar um comentário