domingo, 17 de novembro de 2019

Governo de Portel inaugura UBS, Praça de Saúde e faz entrega de 5 veículos

No dia 9 de novembro de 2019, o Governo Municipal de Portel, atualmente administrado pelo prefeito Manoel Maranhense, conseguiu finalizar e equipar mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), denominada de Portelinha, por estar localizada no novíssimo bairro da Portelinha, local antes ocupado pela empresa AMACOL. Além da UBS, o prefeito também entregou cinco veículos para utilização pela Secretaria Municipal de Saúde, na prestação dos seus diversos programas e serviços. Uma Praça de Saúde também foi entregue.

Ao pesquisar o nome "Portelinha em Portel" na barra de pesquisa do Google, inúmeras manchetes trazem notícias ruins, como prisões e processos de criminosos. Essa imagem não pode persistir, sobretudo agora que existem mídias do governo que impulsionam mensagens positivas. Entre elas está esta da inauguração de uma Praça de Saúde, que propiciará benefícios a todos os moradores, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. 

Secretário de Saúde Nizomar Jr: "Num cenário tão desfavorável"
O secretário Nizomar Júnior, atual ocupante da pasta da saúde no município, disse: "fazer gestão num cenário tão desfavorável no nosso país é só quem é apaixonado por esse SUS; é só realmente não se acovarda, não recua pra que esse serviço de saúde possa estar presente para a população", disse Dr. Nizomar. Falou sobre o acesso, que hoje aproxima das necessidades dos moradores do bairro, que antes tinham que se deslocar para lugares distantes em busca de atendimento médico.

Nizomar ainda destacou os esforços de sua equipe, reconhecendo o fortalecimento da logística de acesso. Através dos veículos entregues, a angústia dos servidores que atendem doentes domiciliares e não contavam com um carro. A Academia de Saúde vem contribuir na vida das pessoas e no modo de vida, como o combate à hipertensão por falta de exercício. Nizomar disse que é a primeira Unidade de Saúde que possui uma Praça de Saúde.

Mas nem tudo são flores. Nizomar ressaltou que o recurso disponível para a manutenção de uma unidade básica é da ordem de 14 mil e seiscentos reais, sendo esta quantia consumida quase em sua totalidade pelo pagamento do médico, ou seja, 10 mil reais. Assim, sobram 4 mil e seiscentos para garantir o pagamento de servidores, luz, entre outros, o que significa dizer que é o município que tem que complementar o resto para fechar as contas.

O secretário de saúde também alertou à sociedade sobre a depredação do patrimônio, dizendo que antes de inaugurar havia pedras e paus atirados contra o telhado. Pediu que a população cuide o máximo possível, um cuidado semelhante a nossa própria casa. O papel do governo é fazer as políticas públicas chegarem, mas que a população é que pode zelar.

O prefeito de Portel, Manoel Maranhense, destacou a qualidade da obra realizada em tempo hábil, ressaltando a importância de iniciar a obra e concluí-la, dizendo: "não podemos deixar elefante branco, como a obra ao lado que está meio do mato, deixada por gestões anteriores. Alertou à população que não pode dar continuidade pelo fato daquela obra (uma creche) estar sub judice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário