sábado, 9 de novembro de 2019

Governo de Portel entrega lanchas para prestação de socorros aos ribeirinhos dos quatro rios do município

O Governo Municipal de Portel, por meio das secretarias de Educação e Saúde, foram carros-chefes de intensa informação sobre prestação de serviços por meio de entrega de veículos terrestres em marítimos na manhã deste sábado, dia 9 de novembro de 2019. O dia foi enfático, sendo o governo o protagonista de ações muito importantes para o município de Portel.

Cinco lanchas para plantão nos 4 rios
A entrega das lanchas aconteceu na frente da Prefeitura que, mesmo com sol escaldante, a presença de populares foi marcante. Ao todo, foram seis lanchas que serão utilizadas para o salvamento de vidas do povo interiorano do município nos seus quatro rios. Além das voadeiras novas que serão destinadas a locais predeterminados dos quatro rios, foram revigoradas duas lanchas que estavam a apodrecer no cais da Prefeitura, cujos gestores passados não possuíram a hombridade de proteger os investimentos públicos. 

Lancha Maria Velha agora legalizada como SAMU
A lancha Maria Velha estava abandonada e sem máquina. Uma vez recuperada pelas mãos de profissionais do ramo náutico, foi submetida a progressão para se tornar um SAMU.  Criada para socorrer enfermos dos diversos rios de Portel e também no translado de pacientes com casos mais sérios para o município de Breves, recebeu o nome de Maria Velha em homenagem a Dona Maria Correa, uma das parteiras mais famosas de Portel, cuja prestação de serviços à comunidade é reconhecida em vida. Com um nome desses, jamais poderia ser abandonada como foi nos últimos anos que precederam ao governo de Manoel Maranhense (2017-2020).

Lancha Cidade de Portel I: do lixo para a cidadania
Outro veículo marítimo construído com recursos do FUNDEF na década dos anos 90, a embarcação Cidade de Portel volta a prestar serviços à comunidade educacional do município marajoara. Esta última estava no esquecimento e não recebeu prioridade de investimento para o seu retorno às atividades da política educacional de Portel. Agora, totalmente revitalizada, já não é mais aquele amontoado de madeira a apodrecer na frente da cidade, fato que deixava muitos cidadãos de bem tristes de verem um passado tão glorioso de prestação de serviços a sucumbir ao desprezo.

Greve de 2016: caos generalizado
Mesmo com dívidas deixadas por governos anteriores, o prefeito Manoel Maranhense mantém os pagamentos em dia, a maior reivindicação apresentada nas ruas de Portel durante a maior greve do funcionalismo público da história portelense foi, sem dúvida, o pagamento. Essa reivindicação foi muito justa, pois Portel, assim como os demais municípios do Marajó, dependem sobremaneira dos recursos públicos. Com os atrasos que superavam três meses e dívidas deixadas no final do governo em 2016, o comércio simplesmente estagnou. A recorrência a deputados e senadores se tornou um must de sobrevivência para as contas da Prefeitura.

Para o vereador Ciro Alves, que parabenizou os trabalhadores que recuperaram as lanchas Maria Velha, disse estar feliz porque o município estava desestruturado, sem condições de atender à população. "Quando eu procurei você no início do mandato, depois que a gente assumiu, a gente tinha um trabalho pra fazer de entrega de internet no campo, você foi uma pessoa que apoiou em todos os momentos. Esse era o primeiro trabalho. O segundo a gente precisava de uma lancha que era pra busca esse povo no interior. E o secretário também, com muita responsabilidade, nos ajudou nesse sentido. E a gente fica feliz", disse o vereador.

Prefeito Manoel Maranhense: Cada vereador deve pedir recursos aos seus deputados
O prefeito Manoel Maranhense agradeceu a toda equipe da Saúde por acreditar que "sem vocês nós não faríamos nada. O Júnior (Secretário de Saúde) também tem uma seleção muito boa", disse o prefeito. O prefeito reconheceu que, após Nizomar Júnior assumir o cargo, melhorou muito. Além de reconhecer alguns vereadores que se empenham para a aquisição de recursos, foi enfático em lembrar o nome de deputados e ex-deputados, como Josué Bengtson, e ao deputado Eder Mauro, um dos mais votados em 2014 no município de Portel. 

Manoel Maranhense afirmou que não tem tempo pra ver picuinhas de rede social e que a resposta pras críticas de meia dúzia de pessoas é com trabalho. Enfatizou que o compromisso é com o povo de Portel e que continuará a responder às críticas dos adversários com trabalho. Nesse mesmo tom, lembrou que o próprio Senador Zequinha Marinho, na presença da maioria dos vereadores hoje atuantes no parlamento portelense, pediu que cada um reivindicasse recursos a seus deputados.  

"Eu nunca imaginei, seu Zé (referindo-se ao construtor naval que recuperou a lancha Cidade de Portel I), que essa balsa, do jeito que tava, se acabando, jogada ali, que essa lancha iria ficar do jeito que ficou", disse o Secretário de Educação Valdo Paranhos, reconhecendo também toda a equipe que participou da obra naval presente ao evento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário