quarta-feira, 5 de junho de 2019

Na Semana do Meio Ambiente, professores resgatam brincadeiras dos tempos dos nossos avós no Alto Pacajá

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Escola Walter Garcia e Nelson Pereira, no Alto Pacajá - um dos quatro grandes rios de Portel (PA), proporcionaram um resgate das antiga brincadeiras que fizeram a cabeça de muitos adultos atuais.

Escola Walter Garcia, no Alto Pacajá
Sempre debatido o amplo uso de jogos eletrônicos por parte das crianças de hoje em detrimento das antigas formas de brincadeira e divertimento que educou várias gerações que, parte delas, ainda está aí para contar, a ideia do Diretor Frazão e sua equipe de excelente profissionais deu muito certo, ganhando a adesão dos alunos e seus pais.

Certamente para pessoas como eu e centenas de leitores que estão vendo as imagens aqui contidas lembrarão dos momentos agradáveis gerados pelas brincadeiras que proporcionavam interação social com os vizinhos, amigos e parentes que passavam horas brincando de rodas, corridas, peteca (bola de gude), perna de pau, cirandas, entre outras dezenas de afazeres da meninada que um dia já fomos. 

Esses jogos e brincadeiras, quando realizados pelas escolas, fazem tanto sucesso que muitos são utilizados nas famosas gincanas intra e extraescolares. A disputa pela participação em cada uma delas é grande e ninguém quer ficar de fora.

Escola Referência Walter Garcia, em Portel
Brincadeiras de roda, sempre atuais
Os resultados dessas ações de resgate são de suma importância, com o poder de criar ambientações propícias ao respeito às regras e a próprio semelhante, bem distante de jogos que estimulam a violência e a individualidade. Realmente, parabéns aos envolvidos no processo de resgate dos conhecimentos dos antigos que tão bem repassaram aos seus filhos no bom costume de educar um ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário