quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Prefeito Manoel Maranhense inaugura mais uma escola no rio Una, afluente do rio Anapu


Vereadores e Prefeito (de Branco) Manoel de Oliveira
Nesta terça (22), o Prefeito de Portel, Manoel de Oliveira dos Santos, popular Manoel Maranhense, realizou, como parte dos eventos comemorativos ao 261º aniversário de emancipação do município de Portel, a inauguração de uma escola no rio Anapu.

No final do ano passado a educação do campo foi premiada com uma escola no rio Camarapi. Desta vez, a região agraciada com a construção de uma escola foi a comunidade São Benedito, no rio Una, Anapu. O ato inaugural foi acompanhado por diversos profissionais da educação, como professores, técnicos pedagógicos, coordenadores e diretores, além de secretários do governo municipal. 

De acordo com Dona Zeferina de Carvalho, proprietária das terras que cedeu o lote para a construção da unidade escolar, em seus 30 anos como moradora do local, relata que a escola que existia anteriormente era feita de madeira, mas era muito pequena, mas tão pequena que não dava nem pra professora se movimentar pela sala de aula para verificar os trabalhos dos alunos.

Construída em parceria com a comunidade, o secretário Rosivaldo Paranhos reconheceu, para a educação acontecer num território tão grande como o de Portel, os desafios são grandes. Agradeceu à dona Zeferina pela sua contribuição em doar o lote e também aos comunitários que se empenharam em ajudar na construção da escola. E anunciou a inauguração de várias escolas a serem inauguradas já no primeiro semestre de 2019, já agendada a inauguração de mais uma escola da Vila Paraíso no próximo sábado (26), no Camarapi.

Os vereadores Mac Lima, Gerson Pereira, Enos Perdigão, Emerson Lobato, Ciro Alves também estiveram presentes. O vereador Gerson Pereira disse que hoje se vive uma outra realidade, pois há alguns anos atrás as escolas eram feitas de qualquer forma, mas hoje as escolas proporcionam maior dignidade. Reconheceu a crise vivenciada pelos prefeitos de todo o país, como foi divulgado pelo Fantástico no último fim de semana e que Portel, como é vista por alguns, não pode ser dissociada do resto da nação, por isso é importante a pareceria das comunidades.

O prefeito Manoel Maranhense disse que possui amizades com pessoas da comunidade e agradeceu, especialmente à dona Zeferina pela sua doação e também à Câmara de Vereadores por reconhecer a necessidade da construção desse tipo de trabalho em prol dos ribeirinhos. Afirmou que é o sonho de qualquer gestor a criação de escolas, mas que passa por dificuldades financeiras, tais como dívidas existentes desde de 2005. Disse à população local que já construiu um posto de saúde na cidade e que vai inaugurar, apesar das dificuldades. Recordou que esteve na localidade em época de campanha e lembrou ainda que ninguém pediu nada e que, ele próprio, não prometeu nada a ninguém, mas que agora está entregando uma escola bem diferente daquela antes existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário