terça-feira, 30 de outubro de 2018

4ª etapa da III Feira de Ciências realiza palestra sobre segurança na vicinal do Acutipereira

Palestras
Estive hoje na região do Acutipereira, para acompanhar o desenvolvimento de um importante projeto. Acontece hoje, 30, mais uma atividade da Escola Referência Ezídio Maciel, complementando mais uma fase iniciada em junho dos projetos da III Feira de Ciências, cujo ponto culminante está previsto para os dias 22 a 24 de novembro. 

Plateia ouvindo palestra
A Escola Referência aderiu ao projeto, sendo que 5 escolas anexas participam, entre elas a Deus Está Comigo, São Miguel e Ezequiel Moreno. No caso da Ezídio, esta optou por Segurança, Arborização e a Acessibilidade da Vicinal do Acutipereira, que liga a sede do município a diversas sete comunidades - Prainha, Queimada, Cumaru, Campinas, Boa Vista e Mocajatuba. Todas as escolas compartilharam a ideia, conjuntamente com diversas entidades, tais como a UFRA, o STTR e as associações ASMOGA e ATAA. Juntas, vem realizando um trabalho belíssimo referente à agricultura familiar, da sustentabilidade alimentar no município de Portel.


No sentido da efetivação do Projeto da Vicinal do Acutipereira, na última sexta feira- 26 foi realizada uma palestra pelo Demutran, a EMATER, a SEDE (Secretaria de Desenvolvimento do Município), a escola por meio dos seus alunos dos 8º e 9º anos. O objetivo da palestra foi a conscientização acerca da segurança, sinalização dos espaços para a melhoria da acessibilidade da população ribeirinha que a utiliza para fazer seus transportes de cargas, além de contemplar o direito de ir e vir. O palestrante, Júnior, chamou a atenção de todos os ouvintes sobre o excesso de velocidade e seus riscos à vida.

A partir da palestra, ficou decidido entre todos os participantes a realização do geo-referenciamento dos pontos turísticos, para proporcionar maior visibilidade da localização exata dos balneários, auxiliando assim aos turistas na identificação de cada comunidade e suas riquezas como os igarapés e praias. Essa atividade tem a participação do engenheiro Milton ("Miltinho") Costa, da EMATER.

Trabalho de campo: geo-referenciamento
Ainda hoje, 30, os alunos da Escola Referência Ezídio Maciel realizam a 4ª etapa do Projeto (de Arborização e geo-referenciamento - mapeamento dos pontos da estrada), a partir do segundo turno da tarde, estarão construindo as cercas e covas para a plantação das mudas que farão parte da arborização da área da escola. Essa etapa complementa tarefas árduas executadas ao longo dos meses, iniciando com a mobilização, seguida pelo mapeamento, entrevista coma comunidade sobre qual o melhor modo de execução.

Órgãos importantes tem sua participação como a Prefeitura Municipal de Portel, a Secretaria de Desenvolvimento (SEDE), Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Cultura (SECELT) e, ultimamente, DEMUTRAN que, juntos, vem beneficiar na qualidade de vida da população do Acutipereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário